janeiro 02, 2009

Rabanadas de leite


Sei que este é um doce que tem diferentes nomes dependendo da zona do país, mas aqui fica a forma como aprendi e aprecio.
A verdade é que nesta receita não tenho quantidades definidas, vou tentar dar uma orientação, mas saibam que é extremamente flexivel dependendo do gosto de cada casa.

Ingredientes:
1 cacete para rabanadas
(no norte vendem-se em qualquer padaria nesta época, mas podemos usar outro tipo de pão seco de +/- 2 dias)
1/2 litro leite
5 c. sopa açucar
casca limão
pau canela
2 ou 3 ovos

Para começar, temos que cortar o cacete em fatias com cerca de 2 cm. De seguida, colocar num tacho ao lume, o leite, a casca de limão, o pau de canela e o açucar. Quando este ferver, retirar do lume e mergulhar as fatias uma a uma sem deixar que estas se desfaçam, colocando de seguida num recipiente largo a escorrer o excesso de leite. À parte bater os ovos e passar as fatias, colocando novamente a escorrer antes de fritar. Levar uma frigideira ao lume com óleo de fritar bem quente e passar as fatias até alourarem, sem deixar queimar.
Deixar escorrer a gordura em excesso em papel absorvente. Num prato ou travessa de servir, dispor as rabanadas polvilhando de seguida com açucar e canela(sugiro que façam a mistura prévia destes dois ingredientes para o sabor, ficar mais uniforme).

Bons Apetites!

1 comentário:

Rico disse...

Também fiz rabanadas no meu blogue..adorei as tuas estão giras. xx