janeiro 02, 2009

Leite Creme


Deixo-vos aqui a receita de mais um Doce de Natal, como estive muito atarefada nesta época, não tive oportunidade para publicar mais cedo. Mas como é sempre uma excelente altura para um doce tradicional simples, aqui fica este. Em apenas 10 minutos temos um leite creme como o da foto, claro que podemos sempre polvilhar com a canela em pó, ou mesmo servir queimadinho com açucar, é para todos os apetites :)

Ingredientes:
(4 doses)
1/2 litro leite
6 c. sopa açucar
2 c. sopa farinha maizena
2 gemas de ovo
casca de limão
pau de canela

Colocar o leite a amornar num tacho, com a casca de limão e o pau de canela. Retirar um pouco do leite morno para uma tigela e diluir a farinha maizena, acrescentando depois as gemas batidas a esta mistura. No tacho, adicionar o açucar e mexer bem até diluir. De seguida adicionar o preparado da tigela ao tacho, mantendo em lume brando e mexendo sempre com uma vara de arames. Após alguns minutos sempre a mexer, verificamos que esta mistura começa a engrossar. Podemos retirar do lume assim que atingida a consistência desejada, que por norma é mais cremosa.
Colocamos numa travessa ou prato de servir e se quiserem seguir a sugestão, experimentem polvilhar com canela ou queimar (para quem tiver o dito acessório)com um pouco de açucar.
De qualquer das formas é delicioso e muito rápido em qualquer altura do ano.

Bons Apetites!

2 comentários:

Ana disse...

adoro leite creme! com canela, queimado... é dos meus doces preferidos!

bjks grandes

NUNO MIGUEL disse...

A tua cozinha é mesmo um apetite!Um beijo:*)